¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, julho 22, 2011
 
ATEÍSMO E ELEITORADO


Do Rafael Moreira Furtado, recebo:

Um bom dia para aquele que é Ateu com a graça de Deus!

Seu texto sobre o ateísmo me chamou a atenção para um detalhe pequeno, porém relevante: "Somos cerca de 2% dos brasileiros, ou 4 milhões de ateus. Mas muitos têm medo de se expor devido ao preconceito de amigos, chefes e familiares. Isso tem que acabar."

Quatro milhões de ateus formam um eleitorado nada desprezível. Há algumas horas atrás eu afirmava que em breve haveria alguém querendo tirar algum proveito político desse "movimento ateu". E essa informação só confirma minha hipótese.

Agora, me surpreendeu a afirmação do ateísmo de Stalin. Porque, ao que me consta, ele foi seminarista na juventude.

Abraço,

Rafael


É uma hipótese, Rafael. No Brasil, nem ateu prega prego sem estopa. Mais dia menos dia, ainda veremos o PRA – Partido Revolucionário Ateu – ou coisa que o valha. Com subvenções partidárias e mordomias outras para seus deputados.

Quanto ao Stalin, de fato era seminarista. Mas, como bom materialista dialético, suponho que tenha passado a negar a existência de deus. Nos primórdios do marxismo havia um certo pudor intelectual. Um marxista era ipso facto ateu ou não era marxista. Isso de ser marxista e católico é contributo tupiniquim à história da humana estupidez.