¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, março 22, 2011
 
CAROS TAMBÉM
NO EXTERIOR



Da Ana, minha fiel correspondente nos States, recebo:

Janer,
os restaurantes brasileiros tambem costumam cobrar precos absurdos fora do solo patrio. Em Seattle, tem uma churrascaria brasileira que cobra 40 dolares pelo rodizio de no maximo uns 7 tipos diferentes de carnes. Tambem esse mesmissimo restaurante vende feijao simples como se fosse feijoada, sem o ingredientes que caracterizam uma verdadeira feijoada. Quem nao conhece a culinaria brasileira, compra gato por lebre sem saber. Ainda nesse mesmo estabelecimento, uma reles coxinha custa 7 dolares, e um pave' de maracuja', 8 dolares.

Ano passado, viajamos para San Diego (CA), e resolvemos visitar um restaurante brasileiro por la. Ao chegarmos, nos deparamos com um ambiente super simples, pequeno, apertado, com cadeiras de plastico, sem nenhum conforto. Meu marido e eu pedimos um prato com feijao, arroz, bife 'a milanesa, vinagrete e farofa.

Acrescentamos duas coxinhas, e um guarana' com gosto de xarope. Resultado: saimos de la' com uma conta de 80 dolares e sensacao de termos sido acintosa e cinicamente roubados. Na televisao, estava passando um jogo de futebol da selecao brasileira, ao qual nem prestamos atencao. Vai ver, incluiram o valor do ingresso na nossa conta.

A titulo de comparacao, nos restaurantes mexicanos, que tambem servem partos 'a base feijao, arroz e vinagrete, eu pago por volta de 11 dolares por uma refeicao semelhante 'a que comi no restaurante brasileiro em San Diego, que nos cobrou 19 dolares por prato.

Em janeiro ultimo, nos fomos em um restaurante italiano, e la' comemos uma deliciosa bisteca encrustada de parmesao mais acompanhamentos igualmente deliciosos, alem de salada e bread sticks, que podiam se repetidos quantas vezes quisessemos. Juntando isso com as bebidas, nossa conta foi 66 dolares, incluindo a gorgeta. Sem comentarios, ne'? Comemos muito mais e melhor, em um ambiente bem mais confortavel e com melhor servico, e por um preco mais aprazivel.

Enfim, mudam de pais, mas nao mudam o mau habito. Fico surpresa que restaurantes brasileiros, com esses precos e servicos, consigam continuar existindo por aqui. Assim como acontece em Sao Paulo, acho que eles devem ser mantidos por alguns gatos pingados brasileiros que vivem por estas bandas e aceitam serem extorquidos, e deslumbrados, depois contam vantagens pros americanos, dizendo que a comida brasileira e' fina, pois eles pagam caro por ela- acredite, ja' vi brasileiro idiota fazendo isso por aqui.

Abraco,
Ana