¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, março 15, 2011
 
AIATOLAVO CENSURA AIATOLAVO E
INCULTURA VOLTA A SER CULTURA



Comentei sexta-feira passada o acesso de ira sagrada que acometeu o astrólogo, ao perder a parceria da Livraria Cultura com o Mídiasemmáscara. Em trocadilho besta, passou a chamar a livraria de livraria Incultura. Como se trocadilho fosse argumento. Como já dizia Balzac: "le calembourg est la fiente de l'esprit".

Aiatolavo subiu nos tamancos.

Além disso, vocês têm também de nos explicar por que fizeram o cancelamento de maneira unilateral, abrupta e afoita, sem nos dar qualquer advertência prévia - submetendo-nos assim a um vexame público que em muito prejudica a reputação do nosso site e expõe o autor dessa iniciativa a um processo de reparação por danos morais, além da devida sanção penal.

O fato de que vocês tenham comunicado o cancelamento a "parceiros cadastrados" em geral, sem tê-lo comunicado diretamente a nós primeiro ou mesmo simultaneamente, revela acima de toda possibilidade de dúvida que seu intuito foi menos o de resguardar seus direitos -- jamais violados -- que o de trazer dano à nossa reputação.

E que, em vez de esclarecer com fatos e documentos a infração concreta que teríamos supostamente cometido, vocês espalhassem uma lista de infrações hipotéticas, dando a impressão de que cometemos todas elas, é coisa de uma perfídia sem par, excluindo in limine a hipótese de que tenham agido de boa-fé.

De todas as ofensas, agressões e ações discriminatórias que sofremos ao longo de muitos anos de atividade, essa foi a mais sórdida, a mais canalha, a mais intolerável. Um bom pedido de desculpas é o mínimo que vocês nos devem.


A livraria Incultura reestabeleceu o link e, do dia para a noite, voltou a ser Cultura. Censor implacável, que já eliminou de seu site todos os artigos dos colaboradores com os quais discordava, o astrólogo, ao entrar em discordância consigo mesmo, não hesitou um segundo em deletar-se: em sua fúria censória, deletou seu próprio artigo.