¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, fevereiro 25, 2011
 
PREMIÊ PODE?


A ministra de Relações Exteriores da França, Michèle Alliot-Marie, teve na terça-feira passada um encontro fantasma com Dilma Roussef, discretamente mencionado pela imprensa. Veio tratar da venda ao Brasil dos Rafale, tão defendidos pelo governo Lula e agora jogado para as calendas de março. Não de março próximo, bem entendido, mas talvez para algum março do século que vem. Ora, não é todos os dias que uma chanceler francesa visita o Brasil. A impressão que fica é que a imprensa, já tendo aderido à dona Dilma, quis evitar um desgaste da presidente. Pois Michèle está pela bola sete.

Já falei da ministra. É aquela senhora que, junto com seu amante, Patrick Ollier – ministro de Relações com o Parlamento – visitou a Tunísia, no réveillon passado, em um avião particular, de propriedade de um empresário pertencente ao círculo íntimo do ditador da Tunísia. O problema é que a história é mulher loureira, como dizia um escritor menor carioca. Derrubado Ben Ali e fichado como ditador, madame Alliot-Marie se viu em palpos de aranha. Pior que a viagem – que não foi uma, mas duas – foram as mentiras deslavadas da ministra para justificar seu périplo.

Vai daí que François Fillon, o primeiro-ministro francês, tomou a defesa da ministra. “Eu gostaria de expressar a Michèle todo meu apoio. Ela tem o apoio do presidente da República e do Primeiro-Ministro”. Sarkozy, na ocasião, não se manifestou. Fillon tinha sérias razões para tanto. Também tem o rabo preso. Se Alliot-Marie recebeu mordomias do ditador da Tunísia, Fillon também as recebeu de Osni Mubarak, o ditador egípcio. De 26 de dezembro ao 02 de janeiro, o premiê viajou de Assuã a Abu Simbel, “convidado pelas autoridades egícias”. Sua estada e a de sua família, em uma mansão privada situada na ilha Elefantina, administrada pelo hotel Movenpick, também esteve a cargo das autoridades do país. Como também uma excursão pelo Nilo. Mais ainda: foi o próprio ditador quem ofereceu a Fillon o jato privado.

Leio hoje no Nouvel Observateur que, no próximo domingo, no máximo na segunda-feira, antes da rentrée parlamentar, Michèle Alliot-Marie não será mais ministra. Sua demissão acontecerá após sua volta do Kuait, onde ela faz uma visita de dois dias.

“Se ela parte, eu também parto”, disse Patrick Ollier, ministro encarregado de Relações com o Parlamento, amante e companheiro de viagem – no sentido literal da expressão – da chanceler à Tunísia. Solidariedade é lindo. Vamos ver se o ministro parte mesmo.

Interrogada para saber se ela havia proposto sua demissão, a ministra deu uma resposta de quem sente o sopro da guilhotina. “Minha divisa é bem fazer e deixar dizer. Nas últimas semanas houve polêmicas, rumores, ataques, e isto é muito desagradável quando sua família é visada. Mas eu me expliquei”.

Quem dá explicação já perdeu a discussão, costumo afirmar. Não é que tenha havido polêmicas, rumores ou ataques. Houve denúncias, todas elas comprovadas e inclusive admitidas pela ministra. Seus pais tinham vultosos negócios imobiliários com Aziz Miled, o empresário ligado ao ditador tunisiano que lhe deu carona em seu jato particular.

Michèle Alliot-Marie ainda acredita que, na próxima segunda-feira, se encontrará em Genebra, no Conselho de Direitos Humanos da ONU, com sua homóloga americana, Hillary Clinton. O Quai d’Orsay não aposta um centime nesta hipótese.

É confortador constatar que a França corta a cabeça de ministras que se roçam com ditadores. Mas resta uma perguntinha: como fica o primeiro-ministro, François Fillon, que recebeu gordas mordomias do ditador Mubarak?