¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quinta-feira, dezembro 16, 2010
 
REVISITANDO A PERFIDA ALBION


Faz 29 anos que vim pela ultima vez a Londres. Em verdade, soh estive aqui duas vezes, em 71 e 81. Nunca me senti bem na cidade. Nao me entendo com as culturas anglofonas. Nao gosto dos Estados Unidos, fui lah soh para confirmar isto. Comeca pela gastronomia e habitos de beber. Voce jah ouviu falar em cozinha inglesa ou americana? Eu, nunca. Alias, dizem que os britanicos construiram um imperio tao grande porque buscavam uma boa cozinha.

Nao gosto de pubs. Isso de beber em peh e ter de pagar na hora cada consumacao me desagrada. Gosto de ter onde apoiar os cotovelos. Ok, hah pubs com mesas. Mas me faz falta um garcom me caitituando. Gracas aos bons oficios da Primeira-Namorada, encontrei nesta viagem pubs simpaticos, solenes. Mas ainda falta o garcom. Outra coisa que me desagrada profundamente eh ver pessoas bebendo no bico da garrafa. Imaginava que isto fosse pratica dos barbaros ianques. Mas a encontrei aqui tambem.

Me reconciliei um pouco com a cidade. Gostei de passear pelas margens do Tamisa. Mas ainda prefiro as do Sena. Edificios publicos e comerciais em excesso. Lah em Paris, cafeh e restaurantes. Fizemos um giro na London Eye, jah a noite. Valeu. Proporciona uma inusitada visao da cidade. A Primeira, que hah muito sabe do que gosto, me levou ao mais antigo restaurante de Londres, o Rules, de 1798. Fora a decoracao natalina, perfeitamente dispensavel em um restaurante de luxo, gostei. Ontem fomos no segundo restaurante mais antigo de Londres, o Simpsons, de 1828. Bem mais solene e sem frescura nenhuma natalina. Ousei ateh degustar one british wine, o Tyranossaurus Red. Apesar do trocadilho, aprovei.

Mas nao consigo entender-me com a cidade. Eh preciso deslocar-se para diferentes bairros para bem capta-la. Em Paris ou Madri, em uma pequena geografia, tenho a cidade toda. Detalhe a levar em conta: nos onibus e metros, degenerados fissurados em Ipods, como criancas que tivessem recebido um presentinho de Natal.

O Big Ben e o Parlamento sempre solenes, o parque Saint James sempre charmoso, com seus esquilos, patos e pelicanos. Foi um reencontro agradavel. Mas Londres nao eh meu chao. Ao longo da vida, conclui que quem gosta do lado latino da Europa, nao se adapta muito bem ao lado anglo-saxao. E vice-versa.

Decididamente, sou mais Paris, Roma, Madri.