¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

domingo, dezembro 19, 2010
 
PARIS X LONDRES



De Andre Pineli, recebo:

Caro Janer (não sei se posso te chamar assim, mas vou chamar pois me sinto íntimo após anos acompanhando seus blogs e colunas)

É engraçado que penso exatamente o contrário de você em relação a Londres x Paris.
Estou em Paris neste exato momento, pela primeira vez. Em Londres já estive duas vezes, sendo que na primeira delas passei um mês e meio.

Embora tenha achado Paris muito bonita, provavelmente mais bela que Londres, acho que falta algo na cidade. Esse algo é um sentimento de urgência, uma sensação de que algo está para acontecer na cidade. Em Paris e seus cafés, fiquei com a impressão de que as pessoas estão apenas esperando a vida passar, parece que não há algo no ar. Em Londres, ao contrário, basta uma volta de metrô para ter uma sensação de que daquela fauna em algum momento brotará algo. Certamente é uma questão de gosto, mas escrevo apenas para (talvez), confirmar a sua tese a respeito da Europa Latina versus a anglo-saxônica. Na semana anterior, estive em Berlim, e lá também tive a sensação de que há algo no ar, menos do que em Londres, mas com certeza muito mais do que em Paris.

Aproveito também para lhe informar que segui sua dica a respeito da Brasserie Bofinger e, infelizmente, fiquei profundamente decepcionado. O atendimento foi entre péssimo e horrível. Quase tive que ir ao bar buscar a minha cerveja após repetir o pedido por três vezes sem sucesso. As mesas são próximas demais, o que torna qualquer conversa bastante complicada pois você escuta mais os seus vizinhos do que a sua companhia sentada à sua frente. E a comida tem um custo-benefício muito baixo. Ficou entre fraca e razoável, a um preço relativamente alto, além de ter demorado uma eternidade. Em suma, foi péssimo. Na realidade, minha esperiência gastronômica na França tem sido bastante frustante. Fui a vários restaurantes indicados em sites/blogs (embora nenhum estrelado pela Michelin) e ainda estou esperando comer algo realmente saboroso. Comi muito melhor em Berlin e, especialmente, em Copenhagen.

Resumindo, a França é muito bonita, é bastante agradável de passear, caminhar etc. Mas para mim parece que falta algo no ar. Aqui parece que as pessoas estão apenas observando o mundo passar, obviamente aproveitando bastante o momento, mas me parece que dessa terra não brota mais nada, ficou tudo no passado.

Um abraço,

André Pineli


Meu caro Pineli,

certamente nao estiveste no Bofinger. Brasserie Bofinger deve ser outra coisa. O Bofinger eh um restaurante do qual nada tenho a queixar-me. O atendimento lah eh otimo, nada tem de pessimo e horrivel. Nem as mesas estao proximas demais. Voce foi em algum outro endereco. De qualquer forma, as mesas sao em geral apertadas em Paris.

Voce pode achar que come melhor em Berlim ou Copenhague. Ok! Lah se come bem. Mas nao melhor que em Paris. Pelo jeito, voce pouco explorou a cidade. Visite o vrai Bofinger, Aux Charpentiers, Julien, Zimmer, Relais de l`Odeon, La Perigourdine, Les Temps de Cerises, Le Tire-Bouchon, e tantos outros, e terah uma melhor ideia de Paris.