¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quarta-feira, outubro 27, 2010
 
CÂNCER GERA ALEGRIA
EM SANTA CRUZ DO SUL



A respeito da crônica “Brasil exporta câncer”, recebo de um gaúcho de Santa Cruz do Sul:

Pois é, mas isto é "normal" com muitos produtos, especialmente químicos. A Alemanha produz alguns produtos que não podem ser usados em seu território.

Santa Cruz e região vivem do tabaco, é a locomotiva. Tenho amigos que nunca haviam fumado antes de trabalhar na indústria do fumo. Hoje recebem salários nababescos e todos fumam. Trabalhei dentro da indústria do fumo, na área de gestão ambiental, a conheço um pouco. Tudo é grandioso. Especialmente a fatia de impostos que os governos tomam. Duvido que se proíba a indústria do tabaco, 85% de imposto, num negócio de bilhão, é grana.

O câncer do cigarro sustenta a bela Santa Cruz, a oktoberfest, a eleição da família Moraes (o deputado que se lixa para opinião publica... esposa prefeita, filho deputado estadual e ele reeleito federal. Na próxima legislatura municipal quer emplacar mais um filho como vereador) e a especial ENART.

Janer, veja como em terra de alemão, no mesmo espaço da "quitôba-fest" a alemoada organiza, e bem, o ENART. Tudo a meia quadra da casa de minha mãe... num mês bandinhas de alemão e no outro musica gaúcha... baita festa, muito turismo, grana para a cidade...


Do Canadá, recebo:

Por aqui temos uma controvérsia similar, a respeito do asbesto. O Canadá é grande produtor, e faz um lobby tremendo pelo mundo afora para evitar que se proíba o uso do asbesto na construção civil. É claro que o uso e venda são proibidos no Canadá há muito tempo...

Por sinal, a maior mina de asbesto do mundo é na cidadezinha de Asbestos, em Quebec. No dia em que fecharem a mina, acaba a cidade.