¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, janeiro 22, 2010
 
DEUS POUPA CRUZ
MAS MATA SANTA



Escreve-me Jorge A. Neto:

O cordão carola de puxa-sacos do Tucano-Vaticanista se deleita com uma imagem de Cristo preservada em meio aos escombros do que um dia foi uma cidade. Escombros os quais, aposto o pouco que tenho nisso, incluem algumas milhares de estatuetas iguais sinistradas. Será que alguém fez uma contagem?

Inebriados pela visão psicotrópica do Cristo preservado, o carolo-cordão sofre de amnésia seletiva e se esquece da Santa Arns, cuja cabeça não foi clemenciada do peso de uma laje de concreto no mesmo evento, ou ainda da Catedral principal da cidade que não teve a mesma sorte do santinho da foto e caiu na cabeça do vigário.

E dos milhares de católicos sumariamente eliminados pelo furor tectônico, que parece ser um elemento natural que ainda não está muito sob controle dos desígnios de Javé. Hora de atualizar o software divino.

Uma coisa pelo menos tenho que concordar com os evangélicos malucos: estas imagens tem poder imbecilizante. Cadê aquele pastor que chutava santas na TV? Aquele cara era OK.

Abraços, o blog está muito bom.


A imprensa aproveitou o terremoto para criar uma santa. O recórter tucanopapista hidrófobo da Veja usa o desastre para xingar os colegas da ideologia que professou em sua juventude:

“Um grande crucifixo foi o que restou na igreja Sacré Coeur de Tugeau, em Porto Príncipe, destruída pelo terremoto do dia 12 no Haiti. No local, estava, entre outros, a médica e militante católica Zilda Arns, que morreu. Mantenham a peça longe do Programa Nacional de Direitos Humanos, de Lula, Dilma Rousseff e Paulo Vannuchi. Resistiu ao terremoto, mas pode não resistir à estupidez”.

Cristão novo é assim mesmo. Tem de se fustigar com correntes para mostrar que negou o passado. À estupidez, não resiste o argumento do recórter hidrófobo tucanopapista. Dá a entender que Jeová salvou o símbolo do Filho, aquele instrumento de tortura que os católicos, em uma demonstração de mau gosto exemplar, brandem em nome de sua fé. Matou, no entanto, a devota que o cultuava. O recórter é aquele tipo de gente que agradece ao bom Deus quando se salva em uma queda de avião. Ok! Mas que tinha o bom Deus contra os demais?

Quanto ao pastor que chutou a santa, pelo que lembro, foi mandado para o degredo na África. Se já voltou, não sei. O chute escandalizou os católicos. Logo os católicos que, no início de sua trajetória, chutaram as imagens dos deuses pagãos. Em Lectures on the History of the Ancient Church, o historiador da Igreja Russa V. V. Bolotov menciona escritos de Libanio, sofista e professor de retórica no século IV, dirigidos ao imperador Teodósio I queixando-se dos ataques dos monges fanáticos contra os templos pagãos, destruindo monumentos antiqüíssimos e obras de arte muito valiosas, como a estátua que Fídias fez para representar Asclépios, o deus da medicina, “uma obra feita com tanto trabalho e com tanto talento e que foi destruída” na cidade de Beros.

Comentando Bolotov, escreve a historiadora Ana Martos: “Foi igualmente destruído o santuário de Eleusis, após celebrar durante onze séculos os mistérios mais populares do Mediterrâneo. Segundo Santo Agostinho, foi destruído por Alarico com ajuda de uma daquelas turbas de monges que, da mesma forma, derrubaram o famoso Serapeum de Alexandria, uma maravilha da arte helenística que pereceu em 391 após o edito de Teodosio que significou o fim do paganismo. O mesmo ocorreu com os santuários de Mitra, em alguns dos quais, segundo conta Gibbon, se encontram esqueletos acorrentados”.

Ordens do chefe, que se vai fazer? Em Levítico 26:29, Jeová proclama alto e bom som:

“Destruirei os vossos altos lugares, derrubarei as vossas imagens do sol, e lançarei os vossos cadáveres sobre os destroços dos vossos ídolos; e a minha alma vos abominará. Reduzirei as vossas cidades a deserto, e assolarei os vossos santuários, e não cheirarei o vosso cheiro suave. Assolarei a terra, e sobre ela pasmarão os vossos inimigos que nela habitam. Espalhar-vos-ei por entre as nações e, desembainhando a espada, vos perseguirei; a vossa terra será assolada, e as vossas cidades se tornarão em deserto.

Ezequiel (6:4) retoma o propósito divino:

“E serão assolados os vossos altares, e quebrados os vossos altares de incenso; e arrojarei os vossos mortos diante dos vossos ídolos. E porei os cadáveres dos filhos de Israel diante dos seus ídolos, e espalharei os vossos ossos em redor dos vossos altares. (...) Em todos os vossos lugares habitáveis as cidades serão destruídas, e os altos assolados; para que os vossos altares sejam destruídos e assolados, e os vossos ídolos se quebrem e sejam destruídos, e os altares de incenso sejam cortados, e desfeitas as vossas obras”.

O pastor da Universal até que foi tímido, se comparado ao Senhor. Apenas chutou uma santinha de pau oco.