¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sábado, junho 20, 2009
 
CURIOSA GENTE


Está provocando celeuma a decisão de Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, de tornar pública a relação com rendimentos dos 162 mil funcionários públicos da Prefeitura. Apesar de os cargos terem seus salários normalmente divulgados em editais de concurso, os funcionários não gostaram de vê-los divulgados aos quatro ventos. De onde se deduz que alguma diferença – provavelmente substancial – deve existir entre a remuneração do cargo e o que é percebido pelo ocupante do cargo.

Quarta-feira passada, o juiz da 8ª Vara da Fazenda Pública de SP, Luiz Sérgio Fernandes de Souza, ordenou que a gestão Gilberto Kassab suspendesse imediatamente a divulgação dos salários. Segundo a Folha de São Paulo, há centenas de casos de funcionários que receberam mais que os R$ 24,5 mil dos ministros do Supremo Tribunal Federal, cujos ganhos constituem o teto previsto na Constituição.

Dia seguinte, o presidente do Tribunal de Justiça paulista, Roberto Antonio Vallim Bellocchi, derrubou a liminar que proibia a publicação dos salários na Internet. Segundo a Fasp-PMSP - federação que representa os servidores – a divulgação põe em risco a segurança dos servidores e cria constrangimentos. Ontem, o desembargador Ivan Sartori, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), concedeu liminar que volta a impedir a publicação dos vencimentos de servidores municipais.

Na Suécia, a cada ano publica-se um livro, não com os salários, mas com os impostos pagos por todo cidadão. Ora, toda tributação é proporcional à renda. Se você acha que seu vizinho está pagando pouco imposto para manter casa secundária, carro, iate e alto padrão de consumo, o Estado o estimula a denunciá-lo ao fisco. Pois este vizinho tem boas chances de estar cometendo um crime lesa-igualdade.

Ninguém acha que a divulgação de seus impostos põe em risco sua segurança ou lhe cria constrangimentos. Curiosa gente, esta nossa. Gosta de ostentar status, desde que ninguém saiba o quanto ganha para manter status.