¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quarta-feira, maio 27, 2009
 
RECÓRTER TUCANOPAPISTA
HIDRÓFOBO EX-BOLCHEVIQUE
CAI NO CONTO DA AL QAEDA


Costumo afirmar que o melhor serviço que um jornalista pode prestar a Lula e ao PT é atribuir a Lula e ao PT fatos ou falsas intenções. Na Veja on line de hoje, um velho bolchevique da escola de outro velho bolchevique, o astrólogo Olavo de Carvalho, em seu afã de redimir-se dos pecados de juventude, vergasta qual xiita as próprias costelas com as correntes do antipetismo. Se Janio de Freitas não ousou responsabilizar Lula e o PT pela existência de “um integrante da alta hierarquia da Al Qaeda” no Brasil, Reinaldo de Azevedo ousa.

Pois é… Essa história só piora a cada hora. Informações que partem da cúpula da Polícia Federal e que circulam entre procuradores, transmitidas a jornalistas e a parlamentares, asseguram que surgiram, sim, os vínculos entre o tal indivíduo e a Al Qaeda. O dito-cujo, que já está solto, tem atividade regular em São Paulo, o que, por si, não quer dizer nada. Simpatizantes e militantes terroristas buscam sempre uma fachada legal para a sua atividade. Há tergiversação para todo lado. A nota do Ministério Público dá o que pensar. Seria necessário haver um “conteúdo criptografado” para ficar caracterizado o vínculo? Por quê? Uma coisa é certa: setores da PF e do próprio MP não gostaram do desfecho do episódio e reafirmam a ligação do agora ex-detido com a rede terrorista chefiada por Osama Bin Laden.

O recórter fala de “informações que partem da cúpula da Polícia Federal e que circulam entre procuradores”. Fala de "setores da PF e do próprio MP". Que informações são essas que jornal algum possui e que só ele, o bem informado, possui? Poderia citar algo mais concreto que “cúpula”, "setores da PF e do próprio MP" ou “entre procuradores”? Pelo jeito, não pode.

Ontem ainda, o recórter assumia plenamente a barriga de Janio de Freitas: "Integrante da alta hierarquia da Al Qaeda é preso em SP. Tarso vai protegê-lo?" Hoje, diante dos fatos, aventa que tudo pode não passar de um engano, para tirar o seu da reta no momento oportuno. Mas deixa no ar a insinuação:

Ainda que tudo não passasse de um engano — mas gente muito próxima do caso assegura que é fato —, as reações de Lula e Tarso Genro não poderiam ser piores. O presidente acusou interferência estrangeira no caso. Ora, segundo a procuradoria, “o FBI apenas pediu para receber informações sobre o caso para fins de inteligência”, cumprindo-se, diga-se, o seu papel. E peço que vocês atentem para o fato de que, em sua nota oficial, a Polícia Federal NÃO NEGOU os vínculos entre a pessoa que foi presa e a Al Qaeda. A investigação, é fato, se dá sob sigilo de Justiça, mas poderia ter havido um genérico “até agora, nada foi encontrado”. Não houve.

Quem é essa “gente muito próxima do caso”, que “assegura que é fato”? O recórter não as nomina. Em suas insinuações histéricas, está desmoralizando a revista em que escreve e entregando de bandeja, a Lula e a Tarso, argumentos para acusarem a imprensa de conspiração contra o PT.