¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quarta-feira, março 25, 2009
 
ASTRÓLOGO EXCOMUNGA APEDEUTA


O caso da menina de Alagoinha nos proporcionou um colossal festival de besteiras, alimentado por pessoas que jamais tiveram um código de Direito Canônico em mãos e pouco ou nada entendem do instituto da excomunhão. Sobrou até mesmo para um doublé tupiniquim de Nostradamus e Torquemada, que se pretende ao mesmo tempo astrólogo, filósofo e cristão. No fundo, demonstra uma desperdiçada vocação para bartender, capaz de elaborar exóticos coquetéis com os mais incompatíveis ingredientes. Escreve Aiatolavo no Diário do Comércio:

O sr. presidente da República mostra-se escandalizado, chocado, abalado até o fundo de seus sentimentos éticos mais nobres quando a Igreja discorda de sua singela opinião de que para proteger uma criança deve-se matar duas. Se ele fosse ateu, budista ou membro da Seicho-no-Ie, tudo o que os católicos poderiam fazer diante de seu discurso abortista seria resmungar. Mas ao defender o aborto como dever moral, ele insiste em enfatizar que o faz "como cristão e católico", o que o enquadra, sem a mais mínima possibilidade de dúvida, na categoria dos heresiarcas.

Heresia, para quem não sabe, não é qualquer doutrina adversa à da Igreja: é falsa doutrina católica vendida como católica – exatamente como o discurso presidencial contra Dom José Cardoso Sobrinho. Mas, no fundo, isso não faz a menor diferença.


Vamos à citação literal do que disse o Supremo Apedeuta: “Como cristão e católico, lamento profundamente que um bispo da Igreja Católica tenha um comportamento conservador como esse. Não é possível que uma menina estuprada por um padrasto tenha esse filho, até porque a menina corria risco de vida”.

Ou seja, nada entendeu do que seja ser cristão ou católico. Como cristão, até que poderia manifestar-se a favor do aborto. Sempre encontrará alguma seita cristã que o admita. Como católico, não. Em 1869 – há apenas século e meio - o Papa Pio IX declarou que o aborto constitui um pecado em qualquer situação e em qualquer momento que se realize. No que vai nada de extraordinário. Lula é useiro e vezeiro em falar do que não entende.

Enquadrar um analfabeto na categoria dos heresiarcas já constitui uma impropriedade óbvia e mais, um insulto a todo heresiarca que se preze. Heresias são doutrinas, não bobagens soltas ao vento por um falastrão que de religião nada entende. Neste sentido, o astrólogo sequer percebeu ter concedido um upgrade ao apedeuta. Promoveu-o a doutrinador.

Mas o besteirol maior vem mais adiante. Continua o Nostradamus tupiniquim:

Por seu apoio continuado e impenitente aos regimes e partidos comunistas, Lula já está excomungado latae sententiae faz muito tempo e não precisa ser excomungado de novo. A excomunhão latae sententiae, isto é, "em sentido amplo" decorre automaticamente de ações ou palavras, independentemente de sentença oficial e até mesmo de aviso ao excomungado.

Ouviu o galo cantar e não sabe onde. Se o papa Pio XI definiu o comunismo como intrinsecamente mau em sua encíclica Divini Redemptoris, em 1937, isto nada tem a ver com o caso. Assim fosse, há muito estariam excluídos da comunhão da Igreja milhares de cardeais, arcebispos, bispos e padres. Ser comunista não está incluído entre os nove itens que implicam esta punição do Direito Canônico. Aiatolavo – que há horas vem demonstrando sua ignorância da doutrina que diz professar – está excomungando Lula por conta própria. Ora, não me consta que astrólogos detenham poderes excomungantes.

É o roto xingando o descosido.