¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

segunda-feira, janeiro 19, 2009
 
COMUNISTAS DESCOBREM
UM HABITAT ADEQUADO



Do Paraná, Luís Bonow me encaminha uma notícia alvissareira, publicada nos estertores do ano passado:

Comunismo no museu:
VEREADORES APROVAM PROJETO


(O Globo, 27/12/2008).

O sonho do Partido Popular Socialista (PPS) de ter um espaço para contar a história da imprensa comunista no Brasil virou realidade. A Câmara dos Vereadores do Rio aprovou, semana passada, um projeto que cria o Museu da Imprensa Comunista. Ele será instalado num casarão da Gamboa comprado pelo Partido Comunista Brasileiro em 1950 e transformado em gráfica, onde eram impressos jornais, livros e outros materiais do movimento comunista.

Para restaurá-lo, a Fundação Astrojildo Pereira, com apoio da Prefeitura, fará campanha nacional. O objetivo é angariar recursos e buscar parcerias para a elaboração do projeto e revitalização do local.


Longa é a jornada de um imbecil até o entendimento. Vinte anos após a queda do Muro de Berlim, depois anos depois do desmoronamento da União Soviética, finalmente os comunossauros tupiniquins descobriram seu habitat adequado, o museu.

Bem que ilustres senhores como Carlos Niemeyer, Ariano Suassuna, Chico Buarque, Luis Fernando Verissimo, Aloísio Nunes Ferreira, Tarso Genro, Zé Dirceu, José Genoíno, Dilma Roussef et caterva já podiam ir doando seus corpos para serem mumificados e assim enriquecer o acervo.

Não gosto lá muito de museus, mas este eu visitaria com prazer.