¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quarta-feira, janeiro 14, 2009
 
CARTA DO FERNANDO


Um leitor me escreve:

Janer,

Acompanho o Baguete há dois anos, desde que mudei de SP para Porto Alegre e recentemente descobri sua interessante coluna. Acompanhei algumas e me pareciam bastante interessantes. Descobri então seu Blog e li vários textos, de várias datas diferentes. Permita-me expressar a você minha opinião, assim como você expressa a sua publicamente.

Não quero discutir doutrinas, dogmas, fatos históricos, religiosos, sejam eles verdadeiros ou manipulados e inventados pelo homem, pois seu conhecimento que você tanto gosta de se orgulhar de ter adquirido parece ser amplo e obviamente maior que o meu.

Mas penso meu caro, que você comete um grave erro nas suas colunas, que é o do preconceito. Para mim preconceito é falta de inteligência e não gera nada de valor. Vide Rio Grande do Sul, que é um estado formado por um povo cheio de preconceitos, logo, não sai do mesmo lugar há décadas...

Seus comentários sobre religião são preconceituosos. São baseados em suas experiências negativas e sua interpretação da bíblia e de outros escritos. Você diz respeitar todas as "fés", mas seus textos são completamente desrespeitosos. Você ofende o Deus que bem ou mal guia a vida de milhões. Você se coloca em uma posição de superioridade por seus títulos seculares, suas viagens, as tantas mulheres que você diz terem passado por seu caminho, seu dinheiro. Você se orgulha de ser um emergente, ter saído de uma infância pobre e ter se tornado o que você se tornou e seu texto evoca prepotência.

Você não respeita o que não lhe agrada. Você menospreza quem julga inferior a todo seu conhecimento e vida. Isso não condiz com toda a cultura que você tanto se gaba de ter adquirido.

Eu respeito que pessoas não acreditem em Deus. Eu creio e tenho razões para isso. Você não crê e tem suas razões para isso. Mas você não respeita a religião e o Deus das pessoas. E neste ponto, me decepcionei com suas colunas.

Se pensarmos friamente, você tem 50% de chance de estar certo, de Deus não existir, de tudo ser uma grande bobagem. Por outro lado, você tem 50% de chance de estar errado e você ter sido, com o perdão da palavra, um grande pateta toda a sua vida.

Torça para estar certo, pois há uma lei em que os cristãos crêem que é a lei da justiça (por mais que você não a consiga compreender ou não concorde), e ela será aplicada a todos.

Atenciosamente,

Fernando