¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, outubro 28, 2008
 
QUEM MATOU ELOÁ?


Em crônica passada, comentei que o assassinato da menina seqüestrada em Santo André ocorreu em função do clima pré-eleitoral. Os atiradores de elite tiveram o criminoso por seis vezes na mira. Mas não ficaria bem para o governo, como me aventava um leitor, a televisão mostrar ao eleitorado restos do cérebro do criminoso espalhados no piso. A vantagem de Kassab sobre Marta Suplicy poderia esvanecer-se no ar. Melhor deixar estar para ver como fica. Como ficou, todos sabemos. Uma menina morta e outra com um balaço na boca. O criminoso saiu ileso.

Jornal algum aventou esta hipótese. A imprensa paulistana está de mãos atadas quando se trata de criticar José Serra. Na Folha de São Paulo, por exemplo, é proibida qualquer crítica a Serra. Na edição de hoje da Folha, lemos esta discreta notinha, reproduzida do jornal Agora:

Governo não autorizou tiro em Lindemberg

O promotor Antonio Nobre Folgado disse ontem que os integrantes do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) não tinham autorização do gabinete de crise e de seus superiores para realizar o "tiro de neutralização" contra Lindemberg Alves Fernandes, 22, que matou Eloá Cristina Pimentel, 15.
O gabinete de crise era constantemente informado sobre o andamento da situação e era formado por José Serra (PSDB), pelo secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão e pela cúpula da PM.
Segundo o promotor, essas informações constam dos depoimentos de PMs e dos comandantes do Batalhão de Choque, coronel Eduardo Félix, e do Gate, Adriano Giovaninni.


Ao ser aprisionado e desarmado, o criminoso andou levando uns tabefes. O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo (Condepe-SP) enviou à Ouvidoria das Polícias do Estado de São Paulo o pedido para investigar a agressão a Lindemberg Alves. Claro que os direitohumanistas jamais pedirão para investigar o assassinato de Eloá.

Os policiais estavam de mãos atadas. Imagine se além de uns tabefes, o criminoso fosse morto. Kassab arriscaria perder as eleições. Se alguém é responsável pela morte da menina Eloá, este alguém se chama José Serra. Mas é claro que nenhum jornal da grande imprensa levantará esta lebre.