¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

domingo, outubro 26, 2008
 
QUANDO PESQUISA
É QUESTÃO DE FÉ



No dia 15 de agosto passado, uma pesquisa Ibope mostrava que Marta Suplicy, candidata à prefeitura de São Paulo pelo PT, liderava a campanha eleitoral com 41% das intenções dos votos. Geraldo Alckmin (PSDB) era o segundo colocado, com 26%. Em seguida, apareciam os candidatos Paulo Maluf (PP), com 9%, e o atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM), que caíra para 8%.

Confiando nos dados da pesquisa, comentei que daria Marta na cabeça. Escrevi que o racha do PSDB e a teimosia de Alckmin e Kassab iriam entregar de novo a prefeitura de São Paulo ao PT e a uma perua que já fizera uma gestão desastrosa. O Supremo Apedeuta concordava comigo. "Só para lembrar, a Marta vai ganhar as eleições em São Paulo com os votos do povo da cidade", disse Lula após reunião com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, em Nova Delhi.

Há horas em que até mesmo um ateu empedernido vira místico. Graças ao bom Deus, me enganei redondamente. Com 100% das urnas apuradas, a candidata do PT teve a pior derrota na disputa pelas prefeituras de capitais neste segundo turno das eleições. O resultado final ficou em 60,72% dos votos válidos para Kassab contra 39,28% para Marta. A diferença foi de 21,44 pontos percentuais. Em dois meses, de lanterninha Kassab passou a vencedor, com larga vantagem de votos. Ou seja, pesquisa é questão de fé.

Meu consolo é que Dona Marta Teresa Smith de Vasconcelos Suplicy, que há dois meses andava de salto alto, também se enganou redondamente. O Supremo Apedeuta também.