¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quinta-feira, outubro 16, 2008
 
OBSCURANTISMO FEMINISTA
ATACA AGORA NA SUÉCIA



O obscurantismo anda grassando firme no planetinha. Também, pudera. Em ano em que um analfabeto recebe o prêmio Cervantes na Espanha e Paulo Coelho recebe homenagens especiais na Feira do Livro de Frankfurt, nada mais espanta. Estamos rumando à entropia.

Depois dos CTGs no Rio Grande do Sul e dos islâmicos tentando proibir o homossexualismo, o Oscar do obscurantismo vai... para a Suécia. Em Estocolmo, o Conselho sueco de Ética Comercial contra Sexismo na Propaganda (ERK) desatou uma guerra verbal sobre o tratamento das mulheres na publicidade ao acusar a companhia aérea irlandesa Ryanair de promover propaganda sexista. Razão? A empresa aérea, conhecida por vôos regionais de baixa tarifa na Europa, fez uma campanha com anúncios e outdoors, que mostravam uma mulher de minissaia e miniblusa posando como uma estudante ao lado de um quadro-negro com o texto: "As ofertas mais quentes da volta às aulas".

Ora, nos dias em que vivi na Suécia, havia uma propaganda muito popular do país, com vistas a atrair trabalhadores imigrantes. Nela, uma sueca com as marianinhas ao léu – como dizem os lusos – dirigia um ônibus pelas ruas de Estocolmo. Hoje, pelo jeito até minissaia virou pecado. Logo no país que foi pioneiro em matéria de pornografia e sexo ao vivo em teatros. O mundo gira, a Lusitana roda e a Suécia se transforma. Ah! Marianinhas ao léu, no português d’aquém-mar, quer dizer topless.

Confesso que não entendo muito essa estratégia de usar mulheres para vender desde carros a parafusos. De minha parte, jamais comprei algo só porque uma mulher linda o anuncia, esteja ela vestida ou despida. Mas, pelo jeito, há quem compre. Eu jamais compraria bilhetes numa empresa aérea só porque estes são anunciados por uma moça de minissaia. Mas acusar de sexismo um anúncio com uma menina de minissaia, bom, isto já é desvario de feministas.

Diante da recusa da Ryanair em se desculpar pela campanha, a feminista sueca Birgitta Ohlsson pediu um boicote dos consumidores à companhia aérea. "É meu dever apontar e envergonhar empresas como esta", disse. "A Ryanair está se apoiando em valores ultrapassados e anacrônicos, e se orgulha disso. Há muitas outras empresas aéreas de baixo custo para escolher", acrescentou ela.

Ohlsson se apóia em um relatório governamental, de janeiro deste ano, que sugere a criação de uma lei banindo qualquer propaganda de teor sexista a partir de janeiro de 2009. Segundo o relatório, a propaganda sexista é definida como qualquer mensagem distribuída com fins comerciais que possa ser "ofensiva tanto às mulheres como aos homens".

Do jeito em que vão as coisas, mais um pouco e nem homem nem mulher poderão fazer a propaganda de qualquer produto. Enfim, talvez com uma burka seja permissível. O problema talvez resida no fato de que a menina do anúncio é bonita e atraente. Fosse feia e sem graça como sóem ser as feministas, nada contra.