¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

segunda-feira, setembro 15, 2008
 
VIRGEM VENDE BEM



Sua Santidade Bento XVI visitou ontem o mais próspero mercado da fé na Europa, Lourdes, também conhecida como a Disneylândia do catolicismo. Segundo o Libération, com seus 223 hotéis, 14 mil quartos e 28 mil leitos – duas vezes mais que o seu número de habitantes - Lourdes é a segunda cidade hoteleira da França, depois de Paris.

Com mais de seis milhões de peregrinos por ano – ainda segundo o jornal parisiense – os santuários de Lourdes gerem um orçamento colossal de certa de 30 milhões de euros anuais. Cerca de 12 milhões de euros circulam em dinheiro líquido através das oferendas, caixas de esmolas e coletas, após cada missa. Três outros milhões provêm de doações e legados, solicitados aos crentes por correio, duas vezes por ano. O resto decorre das atividades conexas à peregrinação: hospedagem, restauração, compras em lojas, venda de livros, revistas, CDs, DVDs.

Apesar de a hotelaria oferecer hospedagens relativamente baratas, o município recolhe três milhões de euros por ano em impostos. O próprio prefeito da cidade, Jean-Pierre Artiganave, não é insensível a esta fábrica de dinheiro e mantém uma cervejaria e um comércio de objetos de culto junto aos santuários.

Quando Bernadette Soubirous, em 1858, disse ter visto a Virgem, certamente não tinha idéia da importante contribuição de sua visão mística à próspera indústria da fé. A cidade marial é a prova mais evidente de que a fé move montanhas... de euros.