¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quinta-feira, setembro 11, 2008
 
MENSAGEM DO ANDRÉ


Olá, Janer.

Meu nome é André, moro em Brasília e já escrevi umas poucas vezes lá no Pugnacitas. Andei lendo os últimos posts no seu blog. “Uma mudança de dieta é importante para diminuir o efeito estufa e outros problemas do meio-ambiente, que estão associados à alimentação do gado e outros animais.” Pois é, até parece que isso iria fazer alguma diferença.

“Diogo Mainardi, com suas trapalhadas, a cada processo que perde, está minando a credibilidade da revista. O recórter chapa-branca tucanopapista hidrófobo qualquer dia tem edema de glote, de tanto vociferar contra o PT. Não que eu defenda o PT, muito antes pelo contrário. Mas a obsessão diária com o partido cansa o leitor.”

Engraçado, porque o Mainardi vive dizendo que ganha tudo na Justiça. Ganhando ou perdendo, ele também está ficando cansativo. Mas o Reinaldo Azevedo já se tornou cansativo há muito tempo, uns quatro anos pelo menos. Ele é um obcecado anti-PT. Vou dizer um lugar-comum agora, mas acho que ele tem mesmo sérios problemas. É muito ódio dirigido contra um grupo só. Claro que ele nunca vai admitir que o fim de sua revista, Primeira Leitura, por falta de anunciantes/propaganda, explica boa parte de seu ódio ao PT — já que revistas vagabundas como Carta Capital vivem exatamente disso, propaganda, e pior, propaganda oficial, estatal. Sua cruzada começou aí.

Ele e o Mainardi são muito inteligentes e escrevem muito bem, mas sofrem da síndrome do “rempli de soi-même”. Sempre sabem tudo, explicam tudo, discutem tudo e dane-se o resto. Mal fingem ter alguma consideração pelos leitores. Para o Reinaldo, só servem os amestrados, aqueles ignorantes de extrema direita que cometem erros grosseiros de ortografia, concordância e regência nos “comentários”.

Esses dois não tem mais jeito. Não tem solução. O comportamento do Reinaldo quando o STF discutiu as pesquisas com células-tronco foi uma coisa tosca, medieval. Até falei sobre isso no meu último post no Pugnacitas. E o Mainardi se acha muito especial, o homem a quem coube a tarefa de continuar a tradição de Paulo Francis (mas nem se compara, coitadinho... esse também dizia muitas bobagens, mas acertava muito também e tinha estilo). Mais uma vez, algo que ele jamais vai admitir.

No final de 2007, eu, ingênuo, critiquei um monte de bobagens que o Reinaldo disse no dia em que mataram a Benazir Bhutto no Paquistão. Ele dizia coisas como “só um idiota não vê que foi o presidente Musharraf quem mandou matá-la”. Bem, o fato é que não foi. Musharraf era suficientemente inteligente e esperto pra saber que mandar matá-la era burrice, pois o resultado seria ainda mais caos no país e ódio dirigido contra ele. Por mais que ele a detestasse, não faria isso. Quem tinha bons motivos para fazê-lo era algum grupo jihadista local ou vizinho, ligado ou não à al-Qaeda. Eles vivem de insuflar o caos.

Claro, havia outros dois ou três bons argumentos, meus, sobre a política e a geopolítica interna no Paquistão, que deixavam bem evidente que Musharraf e os militares nada tiveram a ver com esse assassinato. Não fiz uma critica estúpida. De qualquer maneira, ela nem foi publicada.

“Lya Luft, com sua anódina coluna de auto-ajuda, está mais para Lair Ribeiro que para colunista. O mesmo diga-se de Betty Milan.” Ah, boa... Lya Luft é mesmo muito chata. Um saco! E a Betty Milan não tem jeito. Ela é muito “falsa sofisticada” pro meu gosto. Ainda que acerte em alguns conselhos. Costuma tropeçar feio quando quer demonstrar muita erudição. Soa como livro de história de 2o Grau ou livro de auto-ajuda.

Sobre os genes, o problema é que a genética às vezes é parte da coisa, não a coisa toda. Mas essa gente acha que tudo é "determinado" por ela e acabou. E eu sou outro homem sem pecados, pois pra mim pecado não existe. Acho que não seria difícil me canonizarem também!

Até mais!

André Barros