¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, fevereiro 22, 2008
 
DITADOR RUSSO BRANDE
RETÓRICA DA GUERRA FRIA




Para Vladimir Putin, a independência do Kosovo é um "precedente horrível" que terminará voltando contra os próprios ocidentais. "Este precedente do Kosovo acabará destruindo todo o sistema de relações internacionais, desenvolvido não durante décadas, mas durante séculos". Citando os países que reconheceram a proclamação da independência de Kosovo, o ditador russo estimou que a situação teria "conseqüências imprevisíveis".

Quais conseqüências imprevisíveis? Que destruição do sistema de relações internacionais? Quais foram as conseqüências imprevisíveis da independência da Bósnia e Herzegovina, da Croácia, da Eslovênia, da Macedônia? Houve guerras, é verdade. Estará o ditador brandindo a ameaça de uma nova guerra?

Parece que sim. Dimitri Rogozin, o representante de Moscou na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Dmitri Rogozin, declarou que a Rússia se reservava o direito de "utilizar a força" se a Aliança Atlântica ou a União Européia "desafiarem" a ONU em Kosovo.

Putin e Rogozin, talvez por falta de assunto, estão retomando a retórica da Guerra Fria. Só o que faltava, em pleno 2008, as tropas russas fazerem turismo blindado nos Bálcãs.