¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sábado, dezembro 15, 2007
 
TEMPLO É DINHEIRO



Nesta terra nossa, onde em se plantando tudo dá, o que mais dá é sem dúvida alguma o imenso mercadão das angústias humanas. Recomendo a leitura, na Folha de São Paulo de hoje, de uma série de reportagens sobre as igrejas evangélicas neopentecostais, que já têm 24 milhões de seguidores no Brasil. Considerando-se que todas têm em comum o culto do Cristo – antes ícone mais ou menos privilegiado da Igreja Católica – vê-se que o desfalque foi considerável nas hostes romanas.

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) foi fundada em 1977 por Edir Macedo, então funcionário da Lotérica do Rio. Nos últimos trinta anos, criador da nova igreja montou um império de 23 emissoras de TV – o maior conglomerado de imprensa televisiva do país – mais 40 emissoras de rádio, sem falar em outras 36 arrendadas. A rede Record é avaliada hoje em dois bilhões de dólares. Cristo rende altos dividendos.

Segundo o bispo Macedo, a Iurd é apenas cliente da Record. Ocorre que a igreja repassa à emissora, como aluguel de espaço na madrugada e a preços superfaturados, o que lucra com o dízimo de seus seguidores. Segundo dados da própria Iurd, só no Brasil eles já são dez milhões. Dados mais recentes sugerem 15 milhões. A Igreja, com apenas três décadas de existência, já está instalada em 115 países. Com tal aparato, Edir Macedo foi até mesmo “canonizado” pela Folha de São Paulo, que de alguns anos para cá mais não grafa a palavra bispo entre aspas, como antes fazia quando a ele se referia.

Para uma igreja que tem como prato de resistência as possessões pelo demônio, os exorcismos e os encostos – ou seja, as mais baixas crendices das massas incultas – é um feito e tanto. Cristo dá infinitamente mais lucros que a Bovespa em seus melhores dias.

Um outro fenômeno do mundo das finanças é a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, fundada em 1986 por um ex-gerente de marketing da Xerox, Estevão Hernandes, e por sua mulher, Sônia, proprietária de uma boutique em São Paulo, hoje presos nos Estados Unidos. Tudo começou com um grupo de orações organizado na casa de Hernandes, que foi transferido para uma pizzaria, onde foi criada a igreja. Vinte anos depois, o apóstolo Hernandes e a bispa Sonia, mesmo vendo o sol quadrado, já têm mais de mil templos no Brasil e uma clientela de cerca de dois milhões de fiéis.

Mas o esforço missionário do apóstolo e da bispa não se resumiu à criação da Renascer. Além desta, fundaram também a Igreja Internacional Renovação Evangélica, uma espécie de igreja-laranja, criada para assumir as dívidas e protestos judiciais movidos contra a Renascer. O patrimônio acumulado pelo casal nestes últimos vinte anos é avaliado em 130 milhões de reais. Foram presos nos EUA quando tentavam entrar no país US$ 56 mil não-declarados. Condenados pela Justiça norte-americana a 140 dias de reclusão em uma penitenciária, cinco meses de prisão domiciliar e dois anos de liberdade condicional por contrabando de dinheiro, mesmo atrás das grades continuam pregando para seus fiéis, via televisão, e posando de mártires.

Fé é sem dúvida o melhor investimento. Muito melhor que ações da Petrobrás.