¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quinta-feira, dezembro 27, 2007
 
SARKOZY E A VIAGEM A LUXOR



Escreve-me um leitor:

Senhor Janer,

Em primeiro lugar, gostaria de externar minha admiração por seus pensamentos a respeito da necessária secularização das sociedades, da valorização do iluminismo e da demonstração clara da irracionalidade de todas as religiões e crendices humanas, MAS não posso deixar de registrar a incoerência de Vossa Senhoria, quando o assunto é política, esquerdas e afins. Vejamos a seguinte notícia:

Férias de Sarkozy provocam nova polêmica na França

PARIS, 26 dez 2007 (AFP) - A viagem presenteada por um importante empresário ao presidente da França Nicolas Sarkozy, que partiu para o Egito com a ex-modelo e atual namorada Carla Bruni, reavivou a polêmica sobre o gosto que demonstra por este tipo de situação.

Sarkozy voou na véspera para Luxor, no sul do Egito, a bordo de um jato particular do empresário e "amigo" Vincent Bolloré. O empresário Bolloré já havia presenteado Sarkozy com uma viagem de iate a Malta, após a vitória nas eleições presidenciais de maio passado, o que provocou uma série de denúncias da oposição. (...)


Senhor JANER, onde está sua análise política ? Vai escrever uma crônica sobre a mentira que é a direita e que o senhor já anunciava há tempos? Ou isso só se aplica à esquerda?

E PRINCIPALMENTE A PERGUNTA QUE O SENHOR PRECISA RESPONDER: E se fosse a Ségolène Royal? o que o senhor diria? Não precisa responder eu já sei que escreveria que as "esquerdas são sempre as mesmas; "que são corruptas"; "que quando chegam ao poder desiludem os incautos" , PORÉM como foi o aplaudido por todos de direita, como foi o senhor Nicolas Sarkozy, vejo Vossa Senhoria se cala.

Quer dizer que a direita que Sarkozy representa é "honesta" e a viagem de "férias" no jatinho do amigo não é ato de improbidade e moralmente legítimo? Onde estão seus comentários políticos sobre isso?


Respondo:

Sarkozy viajou às custas do contribuinte francês?
Não.

Viajou em um avião de luxo comprado às custas do contribuinte?
Não.

É moralmente condenável ter um amigo rico?
Não.

Sarkozy, como chefe de Estado, tem regalado seu amigo rico com benesses do Estado?
Que saibamos, não.

Então que viaje e bom proveito. Quanto à Ségolène: se tiver amigos ricos que lhe financiem viagens de luxo, se não viajar às custas do contribuinte, se não viajar em avião de luxo comprado com dinheiro do contribuinte, tampouco vejo algo de moralmente condenável nisto.

Bon voyage à tous les deux!