¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, dezembro 18, 2007
 
POLITICAMENTE CORRETO ASSOLA ITÁLIA



Uma ridícula polêmica está assolando a Itália. Os proprietários de uma cafeteria em Gênova decidiram que o filho não engrossaria a lista dos milhares de Francescos, Giovannis, Robertos, Massimos, ou Giuseppes - nomes comuns na Itália. E decidiram dar-lhe o nome de Venerdi, isto é, sexta-feira. Os funcionários municipais avisaram que teriam de cancelar o registro, alegando que o nome poderia causar constrangimentos futuros ao menino. "É um nome ridículo", afirmaram na ocasião.

Ora, em um país onde milhares de pessoas se chamam Domenica (domingo) ou Sabato (sábado), por que seria ridículo chamar-se sexta-feira? Alegam o Tribunal de Justiça e a Prefeitura de Gênova que o nome Venerdì comportava ligação imediata com o romance Robinson Crusoé, de Daniel Defoe. "Uma figura caracterizada por um papel de submissão e de inferioridade que, além de seu estado de criatura selvagem, não chegou nunca a ser igualado à imagem do homem civilizado".

Essa agora! Não se pode chamar alguém de Sexta-feira porque em um romance do século XVIII o autor deu esse nome a um selvagem de uma ilha tropical. Além de dobrarem-se ao politicamente correto, as autoridades judiciais superestimam a cultura literária dos italianos. Como se fosse óbvio que, nestes dias que correm, todos os italianos tivessem conhecimento da obra de Defoe.