¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quinta-feira, dezembro 27, 2007
 
AS FARC JOGAM E GANHAM



Que a Colômbia seja parte no resgate dos reféns das Farc é normal, os reféns são colombianos. Que a Venezuela esteja envolvida no resgate é a parte suja da história. A guerrilha escolheu Hugo Chávez como interlocutor para conferir-lhe as honras de estadista humanitário. Chávez, em verdade, é cúmplice da guerrilha do narcotráfico.

O espantoso é que mais seis países tenham caído na armadilha do tiranete de Caracas. Leio no Estadão que, para corroborar sua “Operação Transparência”, como qualificou o processo, Chávez convidou representantes de seis países, além da Colômbia, para integrar a ação: França, Argentina, Brasil, Bolívia, Cuba e Equador. “Alguns enviados já estão em Caracas, e outros, a caminho.” Lula apressou-se a colaborar com o fanfarrão Chávez, enviando seu chanceler interino, o velho comunista Marco Aurélio Garcia.

A máfia de narcotraficantes conseguiu o que talvez jamais imaginasse conseguir: é interlocutora de oito Estados constituídos. Mais um pouco e envia representações diplomáticas à América Latina e Europa.

Ainda há pouco, a guerrilha narcocomunista apresentou uma singela exigência para a libertação de todos seus réfens. Que Álvaro Uribe, o presidente colombiano, renunciasse. A exigência é de uma arrogância insólita. Um país elege um presidente e um grupo de bandoleiros faz um monte de reféns para destituí-lo. A pretensão das FARC me lembrou muito a de Dom Cappio: parem com a transposição das águas ou me suicido.

Lula - este crédito lhe seja dado - não caiu na armadilha do bispo. Sete países - Venezuela não conta, é cúmplice - caíram na armadilha montada por Chávez e pela guerrilha comunista. As FARC jogam e ganham.