¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

domingo, setembro 30, 2007
 
VOLTA AO CATECISMO, REINALDO!



A vida tem me ensinado que o mundo está cheio de pessoas que se dizem adeptas do marxismo, catolicismo, espiritismo e outros ismos, mas sequer sabem do que estão falando. Dizem-se marxistas, católicas ou espíritas, porque acham que em algo devem crer. Suas vagas noções destas doutrinas decorrem de toscos catecismos. Ora, catecismos são escritos para catecúmenos, aqueles que se preparam para receber o batismo. Catecismos não podem embasar uma fé adulta. Há católicos que jamais leram a Bíblia e tampouco conhecem a história ou o magistério da Igreja, há marxistas que jamais leram Marx e espíritas que jamais leram Allan Kardec.

O pior é constatar a existência de supostos intelectuais, que se pretendem católicos e não assimilaram sequer o catecismo. É o caso do cronista tucanopapista Reinaldo de Azevedo. Que escreve hoje em seu blog:

"Se você conhece mesmo Santo Tomás, sabe que ele jamais chamaria de ciência a concepção imaculada. Volte aos livros. O que é matéria de fé está fora do escrutínio científico. Mesmo as provas da existência de Deus, na Suma Teológica, são exercícios lógicos. Assim, em termos estritamente tomistas, Maria ter concebido virgem não pode jamais ser um 'absurdo' porque há uma condição anterior a qualquer verificação da experiência: 'é preciso crer'."

Eu já havia recortado a crônica do cronista tucanopapista para um comentário posterior, quando um leitor me alertou sobre a incongruência. Vamos então comentar logo.

Volta ao livros, Reinaldo! Ou melhor, volta ao catecismo. O aquinata jamais escreveria uma bobagem destas. A Imaculada Concepção nada tem a ver com virgindade. Se não conheces nem o catecismo, duvido que tenhas lido a Suma.

Imaculada Concepção significa apenas que Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência. Se era mãe do Cristo, que nascera sem a mancha do pecado original, ela também não poderia ter esta mancha. O dogma foi definido a 08 de dezembro de 1854, por Pio IX, na bula Ineffabilis Deus:

"Em honra da santa e indivisa Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a nossa, declaramos, pronunciamos e definimos a doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus e, portanto, deve ser sólida e constantemente crida por todos os fiéis".

Quanto à virgindade da Maria, é dogma bem mais antigo. Proclamada Theotokos - Mãe de Deus, em grego - pelo Concílio de Éfeso (431), no Concílio de Latrão (1649) Maria ganhou novos atributos. Disse o papa Martinho I:

"Se alguém não confessa de acordo com os santos Padres, propriamente e segundo a verdade, como Mãe de Deus, a santa, sempre virgem e imaculada Maria, por haver concebido, nos últimos tempos, do Espírito Santo e sem concurso viril gerado incorruptivelmente o mesmo Verbo de Deus, especial e verdadeiramente, permanecendo indestruída, ainda depois do parto, sua virgindade, seja condenado".

Ou seja, não bastou declarar a Theotokos virgem apenas antes do parto. Foi sempre virgem, isto é, antes do parto, no parto e depois do parto. Lendo sobre mitologia grega, na Encyclopédie des Religions, de Gerhard J. Bellinger, vejo que Héstia, primeira filha de Kronos e Rhéia, obtém de Zeus a graça de preservar eternamente sua virgindade. Nada se cria, tudo se copia.

Mas não era disto que pretendia falar. Em verdade, pretendia apenas alertar o cronista tucanopapista que ele precisa voltar urgentemente às aulas de catecismo, nas quais se explica muito bem o que é imaculada concepção de Maria e virgindade de Maria.

Volta às aulas, Reinaldo! Ateu, já começa a cansar-me dar lições de teologia a crentes.