¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, julho 13, 2007
 
REMEMBER CHAUÍ



O escândalo grassa no Olimpo dos PHDeuses uspianos. Desde abril, circula entre os físicos da USP uma denúncia de plágio, que envolve três artigos científicos assinados pelo diretor do IF (Instituto de Física), da Universidade de São Paulo, Alejandro Szanto de Toledo. A denúncia veio à grande luz em reportagem da Folha de São Paulo, de 29 de junho passado. Os artigos sob acusação foram publicados nas revistas Physical Review C, Nuclear Physics A e Physics Letters B.

As denúncias contra Szanto foram encaminhadas à Reitoria da USP, mas até agora o professor continua integrado à universidade como se nada demais tivesse acontecido. Pelo que conheço da universidade brasileira, a USP continuará integrado até os dias de sua aposentadoria. Szanto nega a acusação, embora reconheça "erros de referenciamento". Mais um verbete para a novilíngua criada pelo PT e enriquecida por Delúbio Soares, que chamava Caixa 2 de "recursos não-contabilizados". Ou seja, esqueceu de fazer a devida citação. A acusação contra Szanto partiu de físicos da própria USP. Um deles é o professor iraquiano Mahir Hussein, autor de um dos artigos que foram fontes do plágio.

Quem não lembra da famosa affaire da petista Marilena Chauí? A sedizente filósofa plagiou vergonhosamente seu orientador, Claude Lefort. O plágio foi publicamente denunciado por José Guilherme Merquior, aliás com um eufemismo: o ensaísta usou o termo desatenção, não mais que isso. Foi o que bastou para que uspianos e similares jogassem Merquior, com abaixo-assinado inclusive, nas profundas do inferno da direita. Houve até quem dissesse que "Marilena é intelectual e militante. Não possui o tempo necessário para leituras. Ela pode agir assim, pela causa". Claude Lefort, a única parte legítima para denunciar juridicamente o crime, também o relevou, o que deixa no ar a pergunta: que ocultos favores estaria Lefort agradecendo?

Apropriar-se do pensamento alheio parece estar se tornando perfeitamente aceitável na academia. Ana Cristina César, por exemplo, em seu trabalho de mestrado entregue à Escola de Comunicação da UFRJ em junho de 1979, plagiou gordos parágrafos da tese de doutorado de sua orientadora, professora e amiga, Heloísa Buarque de Holanda. Ana C., como é conhecida, suicidou-se em odor de santidade e seu plágio ficou relegado ao esquecimento. Como também o de Chauí, que permaneceu, impertérrita, no magistério da USP, quando deveria ter sido excluída dos quadros da universidade a que pertence. Mas ela é petista. Pode agir assim, pela causa.

Szanto, pelo jeito, também permanecerá impune, tão impune quantos os Genoínos, ACMs, Jaders Barbalhos e Renans Calheiros da vida. Segundo Alaor Chaves, presidente da SPF (Sociedade Brasileira de Física), "houve um estardalhaço exagerado sobre o caso". O fato de não ter havido apropriação de resultados científicos, e sim "cópias de trechos de alguns trabalhos sem a correta citação" tornam o episódio menos condenável. "É plágio também, mas é menos grave", disse Chaves ontem à Folha de São Paulo.

Szanto reagiu atacando. Exibiu em uma reunião um artigo assinado por Mahir Hussein, seu acusador, também com trechos copiados. Se a moda pega, a USP ainda vai virar um grande Congresso Nacional. Szanto permanece, tão impertérrito quanto a intelectual e militante Marilena Chauí, no cargo de diretor do Instituto de Física.