¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

segunda-feira, julho 23, 2007
 
ESTUPIDEZ AVANÇA



Essa agora! Os ministros de Relações Exteriores da União Européia (UE) aprovaram nesta segunda-feira um acordo que permite aos Estados Unidos ter acesso a uma série de informações pessoais de passageiros de vôos transatlânticos, incluindo orientação sexual, política e religiosa.

Quer dizer que, na hora de embarcar para os States, devemos preencher formulário indicando se somos judeus, católicos, islâmicos, sikhs, budistas ou umbandistas, se votamos à esquerda ou à direita, se somos heterossexuais, homossexuais ou bissexuais? Santa e protestante ingenuidade! Religião, preferências políticas e sexualidade são questões de foro íntimo, de inviável comprovação. Ou pretendem as autoridades americanas que todo homossexual se declare homossexual ao pedir visto de entrada? Suporão que um xiita ou sunita vai declarar-se xiita ou sunita ao embarcar?

Pelos termos do novo acordo - diz o noticiário on line - o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos terá acesso a endereço, número de cartão de crédito, situação de saúde, eventual associação a sindicatos e origem étnica de todos os passageiros que queiram entrar no país provenientes da Europa, além de eventuais pedidos de refeição especial feitos às companhias aéreas. As informações são fornecidas pelos próprios viajantes ao fazerem as reservas.

Quais os critérios para definir a origem étnica? No Brasil, o senador Paim Filho quer instituir a carteira de negro. Mas e nos outros países que se recusam a esta política racista? E se eu não uso cartão de crédito? E se considero que minhas condições de saúde são informações que só a mim dizem respeito - como realmente o são? Devo declarar no consulado, na hora de pedir o visto, se como kasher ou halal? Se sou vegetariano ou carnívoro? Se como kasher, estou acima de toda e qualquer suspeita? Se como halal, serei um perigoso terrorista?

O comissário europeu de Justiça e Segurança, Franco Frattini, assegurou que o acordo inclui uma cláusula pela qual os Estados Unidos se comprometem com a proteção dos dados recebidos, que podem ser utilizados exclusivamente "com o objetivo de prevenir e combater o terrorismo e outros crimes graves". Desde quando opção sexual pode ser indício de terrorismo? A menos que os americanos andem lendo muito o Olavo de Carvalho. Neste caso, talvez já estejam informados sobre a insidiosa conspiração homossexual que ronda o planeta para exterminar com os ditos valores judaico-cristãos.

Na semana passada, o Parlamento Europeu declarou que o tratado é incompatível com os princípios básicos europeus e que é lamentável o fato de que os dados pessoais de cidadãos da UE sejam tratados de acordo com a legislação dos Estados Unidos. Se o Parlamento Europeu já se sente de braços atados ante a decisão imperial dos States, imaginem os brasileiros o que vai nos tocar. Pior ainda, Frattini estaria planejando adotar o mesmo esquema de intercâmbio de dados de passageiros aéreos entre os 27 países da UE.

Os Estados Unidos parecem não apenas terem sido contaminados pelo festival de besteiras que hoje impera no Brasil, como também parecem estar contaminando a Europa. O acordo, além de totalitário e invasivo, é estúpido e inócuo. Terá provavelmente origem naquela mentalidade protestante, que julga que quando alguém responde a um formulário está fornecendo apenas a verdade e nada mais além da verdade.

A Europa já tem dado mostras de render-se ao avanço islâmico. Se render-se agora à estupidez ianque estará dando mais um passo rumo ao fim de tudo que um dia defendeu: liberdade de ir-e-vir, liberdade de pensamento e de expressão de pensamento, igualdade racial, liberdade de culto e direito à privacidade.

Nós, da periferia, estamos ficando cada vez mais órfãos.