¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

segunda-feira, abril 16, 2007
 
CONDE AFONSO CELSO NA VEJA



A última Veja, em um inexplicável surto de megalomania, colocou o real como a moeda MAIS FORTE ENTRE AS FORTES. "Quase todas as moedas do planeta estão se valorizando em relação ao dólar. A moeda americana perde força no mundo por causa do gigante déficit comercial dos Estados Unidos. Mas o real foi o que mais se fortaleceu: 58% nos últimos quatro anos". A reportagem cita a valorização de algumas moedas: real, 58%; coroa eslovaca, 54%; coroa checa, 42%; zloty polonês, 39%; leu romeno, 37 %, etc.

Muito bem! Tente então cambiar reais, coroas - sejam checas ou eslovacas - zlotys ou lei em alguma capital européia ou nos Estados Unidos. Não vai conseguir. Reais, você talvez até consiga trocar em Espanha e Portugal, com deságio de uns 30%. E aí se foi a moeda forte. Tente pagar a dívida externa desses países com essas moedas. Também não vai conseguir. Você já ouviu falar de travellers-cheques em reais? Duvido.

Quando o real foi instituído e equivalia a um dólar (ou até menos), Delfim Netto fulminou: "o real equivale ao dólar só aqui no Brasil". Que o real tenha se valorizado, internamente, em relação ao dólar, não se discute. O que não se pode afirmar é que seja moeda forte, muito menos a mais forte entre as fortes. Chamar de fortes o real e as moedas do Leste europeu é uma licença poética só permissível ao conde Afonso Celso, autor do clássico Porque me ufano de meu país.