¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, janeiro 12, 2007
 
SOME CRYSTALLINE TRUTHS


Do blog de Jorge Nobre (http://www.ublog.com/jorgenobre), transcrevo:



Some Crystalline Truths

A provável (tenho ainda uma pequena esperança que alguém ponha panos quentes - mas essa não é bem a especialidade do Olavo, all know this) saída de Cristaldo do Mídia sem Máscara tem algo a ver com o Tovarich Azambuja? Se tem, Azambuja arrumou um bom inimigo. Eu gostaria de ter um inimigo assim, sabem? Um que me fizesse pensar. Os outros, my usual enemies, poor litle ones... Dois ou três são bons para criticar. O resto, nem isso.

Pelo jeito, o Tovarich Azambuja terá que começar por melhor elaborar seus artigos. Se forem me xingar por isso, um argumento entre os xingamentos will be wellcome.

O Olavo tem todo direito, of course, de chutar quem ele quiser do site dele. Como eu tenho de deletar cretinos (neste ano ainda não tive que "me valer desse direito", como dizem nos filmes americanos, quando o tira lê os direitos do preso, seja porque minha ausência espantou certo chato (sem blog, que eu saiba), seja por um defeito do u-blog.net, que colocou uma sopa de números no lugar dos comentários e daí muita gente deve pensar que eles não estão funcionando - mas estão, comentem! Educadamente, senão deleto). Como os donos do Globo, da Época, do Jornal da Tarde, do Zero Hora e Tutti Quanti têm de achar os artigos do Olavo "inconvenientes". Se Cristaldo sair mesmo do MSM, bem, achem bom, achem ruim, isso é outra coisa (eu acho ruim), mas não neguem o direito dos outros de não publicarem o Olavo, por favor. Coerência.

Enquanto as prima-donas da direita brigam, a esquerda espalha sua merda por todo Brasil.

Cristaldo censurado?
(Nota do Jornaleco: este artigo foi censurado pelo jornal eletrônico Mídia sem Máscara, sob a alegação de que "artigos com este perfil não serão publicados no MSM durante algum tempo". Cristaldo não mais assinará crônicas no MSM enquanto não passe esse "algum tempo" e seu artigo seja publicado)


Well, well, well... O Olavo de Carvalho fez com Cristaldo o mesmo que o Globo, o Zero Hora, o Jornal da Tarde e a Época fizeram com o Olavo. É o "censurado" usando a "censura" contra seus adversários, ou o dono de um site usando seu direito de não publicar o que não for conveniente? Bem, qualquer que seja o caso, o Mídia sem Alça ficará ainda mais chato, com a saída do Cristaldo, e muitos com caráter do tamanho do miolo e ambos do tamanho de uma ameba festejarão a incoerência do Olavo e as briguinhas da direita. I'd like to be wrong.

E o Cristaldo não mandou o Olavo à merda. Pelo menos, não "oficialmente".

Sem falar que o "perfil" do artigo está longe de ser particularmente ofensivo, muito menos falso. Há um autor, Paul Johnson, que pode ser chamado de tudo, menos de comunista ateu inimigo do cristianismo. Pois o Paul Johnson, em seu Uma História do Cristianismo, nota que os primeiros textos bíblicos tinham muitos erros e inverdades, e que quando foram escritos muitos trechos foram acrescentados. O Paul Johnson tem uma explicação "engenhosa" (que pode até ser verdadeira): os escritores achavam que estavam dizendo a verdade ao acrescentar dados às narrativas que recolhiam da tradição oral. Eles "sabiam" o que tinha acontecido, e achavam que desonestidade seria não acrescentar o que "sabiam". Mais ou menos como fazem certos cretinos que escrevem na Wikipedia.

Eu não acho que a hipotese de Paul Johnson seja mais ofensiva ao cristianismo que o texto do Cristaldo. É claro, há este trecho: "No fundo, Mateus trazia no sangue esta tendência do jornalismo contemporâneo, de adaptar os fatos à visão que se tem do mundo. Quis adaptar o nascimento a antigas profecias. A realidade que se lixasse." Novamente, well, well, well. O tom é mais gaiato, sim, mas mesmo isso não faz o artigo de Cristaldo uma "ofensa" maior que as explicações de Paul Johnson.

Combater a esquerda é mais importante que salvar a alma, afinal.