¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, janeiro 16, 2007
 
ISLÃ É MAIS ÁGIL


Casais que não tenham filhos menores ou incapazes e cuja separação não for litigiosa já podem divorciar-se no Brasil sem a intervenção de um juiz, bastará registrar este divórcio em cartório. Mas não se alegrem os que pensam que driblaram os advogados. Nem se entristeçam os advogados que acham que perderão clientela. Os interessados, ainda que adultos e responsáveis, em pleno uso de suas faculdades mentais, precisarão estar assistidos por advogados durante a realização do ato. Há inclusive quem diga que os custos do divórcio agora serão mais caros.

O Islã é mais dinâmico. Já chegou ao divórcio por telefone. Leio no Corriere de la Sera que uma certa Lia, professora de Literatura em Genova, casada em segundo matrimônio com o marroquino Hamza Piccardo, descobriu-se divorciada por celular. Recebeu um singelo SMS com a mensagem: EU TE REPUDIO, EU TE REPUDIO, EU REPUDIO.

É a chamada lei dos três talaks. Pronunciado três vezes o repúdio, a mulher está divorciada. Os muçulmanos estão dando, ao Brasil e ao mundo, um fórmula das mais eficazes para eliminar a burocracia inerente às separações.