¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quarta-feira, novembro 01, 2006
 
CORTE ALEMÃ PUNE VIGARISTA



Sempre considerei que, por respeito ao consumidor, todo cliente de padres, astrólogos, cartomantes, psicanalistas e espécimes do gênero deveriam ser ressarcidos quando não recebem a cura, a salvação ou não vêm realizadas as previsões prometidas. Já me perguntei inclusive quando chegará ao Procom a primeira queixa contra as colunas de astrologia dos jornais. Assim sendo, é com alegria que leio esta notícia:


Bruxa paga indenização a cliente por falha em feitiço
Terça, 31 de Outubro de 2006, 12h34

A corte de Munique, na Alemanha, condenou uma mulher que se diz bruxa a pagar indenização de US$ 1,2 mil a uma cliente que não obteve resultados após pagar por feitiço amoroso.
O objetivo do feitiço era fazer com que o namorado da cliente voltasse para ela. Uma corte administrativa alemã condenou a bruxa a pagar a indenização por ter oferecido um serviço que era "objetivamente, completamente impossível".
De acordo com a agência Associated Press, depois que seu namorado a deixou em 2003, a cliente consultou a bruxa para obter uma magia que o traria de volta. "A mulher realizou o ritual correspondente por diversos meses, sempre em dia de lua cheia, mas sem sucesso", afirma a decisão judicial.
Em depoimento, a bruxa negou ter dito à mulher que seu feitiço teria resultados garantidos. Contudo, a corte decidiu que isso era irrelevante, já que "um ritual amoroso não é capaz de influenciar uma pessoa distante".


Finalmente uma corte condena um desses gigolôs das angústias humanas. Nunca consegui entender neste país como jornais que se pretendem sérios - falo em Estadão ou Folha de São Paulo - mantenham uma coluna de astrologia. A autoridade desses jornais confere credibilidade à vigarice. O Brasil está cheio destes senhores, especializados em explorar o medo do homem ante a intempérie metafísica. Temos padres, psicanalistas, pastores, pregadores do Santo Daime, bruxas, xamãs, pajés, mães de santo, cartomantes, quiromantes, cirurgiões espirituais, profissionais de florais, reiki e feng shui e sei lá quantos outros picaretas, que ganham suas vidas às custas da boa fé dos simplórios, sem que nenhuma lei os enquadre.

Soube que há em Florianópolis um hospital para recuperação de cirurgias espirituais. Parece que as ordens de médicos se renderam a crendices, já que estes senhores anunciam abertamente nos jornais seus contos do pacote e médico algum os denuncia. Seria divino ver um dia em meu país um destes vigaristas condenados por suas trapaças. Mas meu país se chama Brasil. Provavelmente jamais terei esta ventura.