¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, outubro 03, 2006
 
QUEM PEDIU MISERICÓRDIA?



Em mensagem encaminhada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o papa Bento XVI invocou "a misericórdia divina sobre os passageiros e tripulantes envolvidos na tragédia".

Alguém por aí pediu misericórdia? Alguém estava precisando de misericórdia? Quem ou o quê autoriza Sua Santidade a presumir que passageiros e tripulantes do Boeing da Gol eram pecadores que necessitavam da misericórdia divina?

Misericórdia estarão necessitando os padres pedófilos que o então cardeal Joseph Ratzinger acobertou durante seu cardinalato. A denúncia foi feita em documentário da BBC, "Sexo, Crimes e o Vaticano", produzido pela TV aberta britânica. A reportagem exibe um documento secreto interno da Igreja, intitulado Crimen Solliciatonis (Crime da Solicitação), segundo o qual os bispos são instruídos a impor um juramento, no qual a vítima, o acusado e eventuais testemunhas se comprometem a manter sigilio absoluto sobre o caso. A quebra do juramento levaria à excomunhão.

Antes de ser eleito papa, Ratzinger era o encarregado de zelar pela obediência aos termos deste documento. A reportagem, conduzida por Colm O'Gorman, que foi estuprado por um padre católico aos 14 anos, apresenta material colhido nos Estados Unidos, Brasil e em Roma.

Sua Santidade está mais enrascada que Lula no caso do dossiê. Sete papas já sofreram impeachment. Um deles, coincidentemente, chamava-se Bento. Era o IX. Eleito em 1032, foi deposto em 1044. Retomou sua curul em 1045. Usando um expediente muito usual no nosso Congresso, abdicou no mesmo ano, para depois voltar em 1047. Foi deposto definitivamente em 1048.

Se alguém está precisando de misericórdia, certamente não são as vítimas do vôo 1907.