¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, setembro 12, 2006
 
REAÇÕES CATÓLICAS


Desabafo: Janer Cristaldo é nocivo!

enviada em 12/09/2006

Quero deixar meu desabafo de que o Janer Cristaldo não contribui em nada para a edificação do MSM. Ele é um libertário, um escarnecedor de fés alheias e não possui o mínimo senso de ética o bastante para defender a vida de SERES HUMANOS (porque é o que são) que são covardemente assassinados em clínicas de aborto; as vezes sem anestésicos. Ele também tem pouquíssimo senso de História, pois renegando fanaticamente as princípios judaicos-cristãos, ele ignora a influência calvinista no curso histórico dos EUA e da Grã-Bretanha. Ele é um tolo e não passa disso.De modo que exorto-vos a seguir o conselho judaico-cristão de que tolos devem ser ignorados; e não colocados sob holofotes. Se Janer Cristaldo quiser propor seus horrores e maldades, que o faça num blogger privado. Mas que não use o nome do MSM.Lembro-vos de que Janer foi objeto de uma sábia repreensão do Prof. Olavo de Carvalho no caso em que Janer vergonhosamente escarneceu os judeus sem conhecimento de causa. escarnecimento que rendeu um artigo especial no site "De Olho na Mídia". Isso poderia até render prejuízos judiciais contra o MSM.Por isso exorto-vos: sejam sábios e provai seus colunistas.Um abraço de quem deseja que vocês continuem este corajoso, mui honroso e singular trabalho.
Rodrigo Silva Barros

João Mauad e Janer Cristaldo

enviada em 12/09/2006

Parabéns ao Sr. João Mauad pela bela, paciente e inteligente argumentação sobre as idéias do Sr. Janer Cristaldo, em relação não só ao aborto mas, também, às religiões. Devemos ser fanáticos defensores da liberdade do ser humano dentro dos melhores conceitos do direito legal e natural, opondo-nos a qualquer tipo de tirania que se queira exercer sobre a mente humana. O direito à vida é primordial e matar um ser indefeso é, certamente, um crime contra a humanidade. Não professo nenhuma religião mas pauto minha vida pela ética e a moral cristãs.
Atenciosamente,
Antonio Julio de Souza Bruno

Sobre Conceitos, de Janer Cristaldo

enviada em 11/09/2006

Prezado Editor do MSM,

O Sr. Janer Cristaldo, como Ateu militante, provavelmente conhece melhor a Bíblia que muitos religiosos. Portanto, a forma deturpada como apresentou e criticou o mandamento do "Não Matarás" (Sobre Conceitos, 05/09/06), só pode ter sido intencional. Conforme o catecismo ensina de forma clara: ninguém deve desejar, tramar ou executar um assassinato. Todavia, se uma pessoa for atacada por outra, tem o direito e a obrigação de reagir na justa proporção que a defesa de sua vida exija, o que pode até implicar em matar o atacante. Esse direito de autodefesa se torna obrigação quando há outras vidas ameaçadas sob a responsabilidade de quem se defende (caso de um pai de família). Esse princípio, ampliado, é que já justificava a ação da sociedade contra o crime, antes mesmo de existirem leis escritas regulamentando o assunto, e também justifica o conceito da guerra justa, quando uma nação precisa defender-se do ataque de outra.

Qualquer lei que criminalizasse a autodefesa seria letra morta (me parece que Hobbes já dissertou sobre o assunto), portanto a criação de leis está subordinada a algo maior do que um simples consenso de votação. Quanto aos padres perdoarem tudo, além da coisa não ser bem assim, o articulista deveria saber que o perdão não exime o perdoado de cumprir, além da penitência apropriada, as penas impostas pela sociedade. Na verdade, o nome de Penitenciária para o lugar onde os condenados cumprem suas penas não é gratuito.Outra coisa que o Sr. Janer Cristaldo parece ignorar ou contornar em sua ética legalista e hedonista é que para tudo há de haver uma última instância, seja legal ou de fato. Se tudo fica resumido apenas a criar e votar leis, inegavelmente qualquer absurdo corre o risco de poder tornar-se legal, mesmo pela via democrática (vide o nazismo).

Quanto ao aborto, se a lei pode decretar legalmente quando um ser humano começa a ter direito à vida (um feto humano pode ser outra coisa que um ser humano?), também pode em momento posterior estabelecer quando ela pode ser terminada (eutanásia). Unindo as duas pontas, para legislar sobre quem tem o direito de viver é só mais um passo.Por outro lado, se há uma lei natural impressa por Deus em suas criaturas, há limites para o que o indivíduo ou uma sociedade possa fazer. Há um limite para o poder do governo sobre o povo.Infelizmente, o maior defeito do Sr. Janer Cristaldo não é seu ateísmo militante, mas a falta de amor à verdade quando esta lhe é inconveniente. Se deixasse sua mente aberta à razão dos fatos, poderia até acabar revendo seus conceitos. Infelizmente, os textos que tenho lido dele sobre qualquer que seja o assunto, com ou sem motivo, fazem um desvio desnecessário para sua guerra particular contra Deus. Acredito que os leitores do MSM ganhariam mais se ele, não conseguindo rever seus conceitos, revisse esta peculiaridade de seu estilo de escrever.

Atenciosamente,

Júlio Daniel F. de Oliveira