¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quinta-feira, agosto 10, 2006
 
A PIOR HIPÓTESE PARA DOMINGO



Sem conseguir impedir a libertação de 11 mil presidiários durante o Dia dos Pais, o Ministério Público Estadual está tentando proibir pelo menos a saída de 113 deles, pertencentes ao PCC. Se vai conseguir, ainda não sabemos. Há uma apreensão generalizada em São Paulo pela ação da guerrilha no próximo domingo. Como boato puxa boato, fala-se até em um apagão, provocado pela explosão de alguma barragem.

O pior que poderia acontecer aos paulistanos, a meu ver, seria um domingo sem violência alguma. Isto significaria que o PCC está plenamente satisfeito com ter dobrado o Estado. Que sua cota de fuga em cada data comemorativa - cerca de 800 apenados - foi respeitada pelas autoridades. Que no próximo Natal pode libertar mais um milhar dos seus. O Estado, julgando satisfatória a trégua, proporá novos acordos ao menor sinal de levante. E a bandidagem tomará consciência definitivamente que tem mais poder que o próprio Estado.

Se houver violência, é porque o Estado não cedeu a todas as exigências do PCC. Assim fosse. Não gosto de ser pessimista, mas pressinto que a pior hipótese será a premiada. Mais um pouco e o direito à fuga vira direito adquirido.