¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sábado, maio 13, 2006
 
USP SEMPRE NA VANGUARDA



Em minha passagem pelo curso de Letras,em Florianópolis, vi que o magistério pode não levar a nada, mas implica mordomias nada desprezíveis. Bolsas no Exterior, congressos literários, intercâmbio universitário. Isto é, turismo à la farta, boa gastronomia, vida sexual mais diversificada que na província. Tudo isto às custas do contribuinte. Denunciei amplamente na imprensa esta corrupção na Universidade Federal de Santa Catarina, que eu chamava de UFSCTUR, a mais barata e confortável agência de turismo do país. Um congresso de Literatura Comparada, por exemplo, ao reunir entusiastas do comparatismo de universidades do mundo todo, faz a festa da hotelaria, restauração, agências de turismo e até mesmo companhias aéreas. Para facilitar as coisas, a UFSC instalou uma agência de turismo no prédio da Reitoria.

A USP vai mais longe. Pioneira na interpretação do Zeitgeist tupiniquim, a universidade paulista vai instalar em sua Cidade Universitária não uma mera agência de turismo, mas um hotel com 150 vagas e um centro de convenções. A idéia do hotel - segundo a Folha de São Paulo - surgiu para atender à demanda de professores, visitantes e conferencistas que passam pela universidade e para atender as empresas instaladas no eixo da marginal Pinheiros. Serão 120 apartamentos de 21 m2 e 30 suítes, com diárias girando em torno de R$ 100, com a possibilidade de uma expansão para mais 80 a cem vagas, de acordo com a procura.

Além disso, o projeto prevê restaurantes e um serviço básico de hotel destinado a executivos em viagem. "Foi apresentado um modelo de hotel de categoria econômica, como de categoria três estrelas", afirmou o arquiteto da USP Sérgio Luiz de Assumpção.

O que é - a meu ver - uma falha do projeto. Professores, visitantes, conferencistas, congressistas, coloquiarcas, simposiarcas et caterva adoram mordomias. Faz parte da vida universitária. Se é para inovar, que se inove com requinte: hotéis cinco estrelas para os bravos acadêmicos. De qualquer forma, a USP parece ter interpretado a verdadeira vocação da universidade brasileira. Responsável pela disseminação tardia de uma doutrina fadada ao fracasso do século XIX , o marxismo, a USP continua sempre pioneira.