¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sábado, dezembro 17, 2005
 
MENSAGENS DA SAFIRA


Prezado Sr. Contato (ou devo me dirigir à Editoria MSM?)

Dirigi-me ao Senhor Olavo de Carvalho, que, por sinal, percebo gostar de deixar seus leitores e/ou interlocutores falando sozinhos (vide Caneca na Rede, do Orkut), portanto, nem esperava retorno. Mas já que veio, e bem nos moldes de alguém não-identificado (ao que me consta, este retorno não foi uma mensagem automática, mas a assinatura não me parece ser de alguém de carne e osso), reservo-me ao direito de replicar ao que li. Vou postar novamente o artigo, com comentários em vermelho, pra ver se vc (Vossa Senhoria? Vossa Excelência?, Vossa Magnificência?, o quê?) prova minha dislexia.

© 2005 MidiaSemMascara.org


Revoltado contra Deus, Janer Cristaldo sente a compulsão irreprimível de bater nos que O amam. Primeiro pegou os cristãos, agora os judeus. Numa época marcada pela perseguição anti-cristã generalizada

Que época? Atual? Que perseguição é essa? Quem, onde e como o faz?


e pelo inquietante ressurgimento do anti-semitismo, não se pode dizer que ele esteja em descompasso com a moda. Apenas lamento que ele a venha desfilar no Mídia Sem Máscara, cujo espaço se destina a finalidades mais relevantes e não deveria ser desperdiçado com futilidades odientas.


É mesmo? Que finalidades tão relevantes são essas e o que Vossa Senhoria classifica como futilidades odientas? Sob este ponto de vista, eu, leitora, posso classificar as suas da mesma forma. Isto o interessa ou interessa apenas despejar "artigos" sem comentários e/ou contestações? Afinal o que se espera dos leitores da MSM?

Não vou vetar a publicação dos seus artigos,

Era o que faltava! Afinal, deve ter servido pra alguma coisa seu passado e o fato de ter sido vetado no Globo, não é? Projeção de frustrações não são tão incomuns assim.....

mas não posso deixar de observar que eles ultimamente não têm pé nem cabeça.

Pra quem? E onde estão os argumentos que provem que não têm pé nem cabeça?


Contrastam de maneira patética com as coisas espetaculares que ele escreveu, em outras épocas, contra o indigenismo fake, na Folha de S. Paulo, ou contra o socialismo proxeneta, no seu livro memorável "O Paraíso Sexual-Democrata".
Cristaldo perdeu a forma justamente no momento em que decidiu dar um upgrade impossível na sua seleção de assuntos, passando dos temas terrestres aos celestes sem ter para isso nem mesmo asas de galinha.
Ele lê a Bíblia ou Maimônides com uma incompreensão malévola que só se distingue da burrice completa porque esta é geralmente involuntária. Entre as várias interpretações possíveis, ele escolhe a mais imbecil e faz dela a essência das tradições religiosas milenares que deseja esculhambar, aparentemente sem notar que com isso esculhamba apenas a si próprio.


Tradições religiosas são uma coisa, contestar fanáticos é outra. E me parece que religiosos ou esótericos de qualquer seita precisam a todo momento provar sua fé, coisa que os ateus não necessitam fazer. O que se pode fazer, PELO BEM DA HUMANIDADE, e acho que Cristaldo faz bem, é ter uma visão crítica de religiões e fundamentalismos, que fazem apenas colocar um véu de ignorância sobre as relações entre as pessoas. Viveríamos muito melhor sem elas (e sem Lula, e sem MST, etc....)


Se me perguntarem por que ele adotou esse método tão projetivo quanto um teste de Roschasch, direi que não tenho explicação, apenas uma vaga suspeita. Bem sucedido nas suas críticas ao sr. Luís Inácio Lula da Silva, ele presumiu que poderia obter resultados igualmente vantajosos em polêmicas anti-Deus. Mas não creio que a hipótese de Deus ser apenas um Lula crescidinho seja compartilhada por muitos dos nossos leitores. Excetuada essa hipótese, o Altíssimo não está ao alcance de pancadas que poderiam ser letais para a sua suposta miniatura presidencial. O máximo que Cristaldo consegue é fazê-las respingar sobre os humildes seguidores de Cristo e de Moisés, que semana sim, semana não, têm de agüentar mais uma enxurrada de insultos gratuitos, sem sentir aliás o mínimo desejo de respondê-los porque, a rigor, todo nonsense é irrespondível.

Humildes seguidores de Cristo e de Moisés? O senhor (ou quem quer que seja) considera-se um deles? Uauuuuuuuuuuu, fiquei estarrecida com a humildade do missivista que escreveu estas palavras sobre Cristaldo (poderiam ser classificadas como artigo ou apenas um desabafo invejoso?)

Safira


Et.: Desculpe-me se de repente o senhor Olavo de Carvalho está querendo promover o trabalho de Janer Cristaldo, e não entendi o espírito da coisa.

---- Original Message -----
From: "Contato"
To:
Sent: Saturday, December 17, 2005 10:19 AM
Subject: Artigo ad-hominem - Cristaldo


> Prezada Sra. Safira:
>
> Por favor, a sra. tem certeza mesmo de que sabe interpretar o que lê? Porque
> pelo seu e-mail não parece.
>
> De onde é que tirou a idéia de que Janer Cristaldo irá para alguma fogueira?
> Já ouviu falar de "paralaxe cognitiva", onde as análises feitas não
> correspondem aos fatos que pretendem explicar ? Talvez a sua "sensibilidade"
> seletiva não saiba, mas não é probido fazer críticas a um colunista só
> porque ele é ateu e escreve sobre assuntos que estão além de sua
> compreensão. Francamente, cara sra., seu e-mail afetado de falsa indignação,
> que mal esconde a incapacidade de aceitar críticas não revela nada além de
> ignorância arrogante.
>
> Editoria MÍDIA SEM MÁSCARA.
>
> -----Original Message-----
> From: safiraps@sercomtel.com.br
> To: contato@midiasemmascara.org
> Date: Fri, 16 Dec 2005 14:02:11 -0300
> Subject: Contato MSM: Artigo ad-hominem - Cristaldo
>
> > Safira Hermes de Oliveira(safiraps@sercomtel.com.br) enviou a seguinte
> > mensagem:
> >
> > Boa tarde, Sr. Olavo de Carvalho
> >
> > Gostaria de parabenizá-lo pelo show às avessas dado pelo senhor no
> > artigo "contra" o trabalho do Sr. Janer Cristaldo. Tenho sido uma
> > leitora assídua do MSM, gosto de ler e analisar as idéias de todos os
> > colunistas, inclusive os seus. Tenho contestado muitas vezes as
> > barbaridades que dizem do senhor, sempre insistindo em se analisar
> > idéias, e não o autor delas. No entanto, para minha surpresa, me deparo
> > com este "artigo" sobre o Sr. Janer Cristaldo, a quem respeito e leio
> > há muito tempo tb. Deixo aqui o meu repúdio por esta insanidade que o
> > senhor cometeu contra um ateu, em nome do seu Altíssimo. Apenas
> > pergunto: tem procuração do papa para representá-lo nesta fogueira
> > armada para queimar J. Cristaldo?
> >
> > Sem mais
> >
> > Uma ex-admiradora sua
> >
> > Safira