¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quinta-feira, junho 30, 2005
 
FOLHA AINDA NÃO ACREDITA
Suposto é uma palavrinha tratada com muito carinho pelos jornalistas. Toda vez que um redator não quer comprometer-se - ou não quer comprometer o jornal - com uma afirmação, sempre pede socorro ao suposto. De onde deduzimos que a Folha de São Paulo ainda não acredita que exista realmente um mensalão. Só em uma página da edição de hoje (A 10), encontramos a oportuna palavrinha pelo menos sete vezes. A começar pelo título da matéria principal:

Líder petebista e José Genoino prestaram depoimentos divergentes sobre suposto auxílio financeiro ao PTB nas eleições de 2004


O presidente do PT, José Genoino, e o líder do PTB, deputado José Múcio (PE), prestaram depoimentos divergentes ontem, na Câmara, sobre o suposto auxílio financeiro do PT ao PTB nas eleições do ano passado.
--------
Genoino, que foi ouvido na comissão de sindicância na Corregedoria da Câmara, refutou a versão de acordo entre PT e PTB e negou a existência do "mensalão" - suposto pagamento de mesadas a parlamentares aliados do governo.
--------
Foi nessa ocasião, afirmou o petebista, que ele teve pela primeira vez a notícia de que uma primeira parcela do suposto acerto teria sido repassada pelo PT.
--------
Múcio afirmou que nunca a bancada federal foi informada do suposto repasse de R$ 4 milhões.
--------
Na entrevista, Jefferson citou pelo primeira vez o suposto "mensalão".
--------
--------
Na sub à esquerda, intitulada PT atribui falta de petistas a mal-entendido, de novo a palavrinha:

A Direção Nacional do PT atribuiu ontem a um "mal-entendido" o não comparecimento dos dirigentes petistas na comissão de sindicância da Câmara, que apura o pagamento de propina nos Correios e as denúncias apresentadas pelo deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) de um suposto esquema de "mensalão" na Câmara dos Deputados.